21 de Janeiro, 2024

Inteligência em Crédito e Cobranças

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O mercado de trabalho e o mundo é cada vez mais acelerado, existem transformações a toda a hora, com a pandemia, a tecnologia e AI tornaram-se ainda mais presentes, e quase imprescindíveis nas nossas vidas.
Por vezes temos inclusive a sensação de que não conseguimos acompanhar essa rápida evolução tecnológica e de mercado, e que os profissionais estão muitas vezes um passo atrás do que o mercado necessita.
Ainda mais quando o sistema educativo, não prepara os jovens para o futuro no mercado de trabalho, sendo a educação dada como à 30 ou 40 anos atrás. O mercado de trabalho cada vez mais solicita várias soft skills e o sistema educativa continua a investir no “by the book”.
Com todas estas mudanças, as atividades repetitivas ficam cada vez mais ameaçadas e muitas serão mesmo eliminadas por processos automatizados.
Mas se a automatização pode eliminar a necessidade de termos pessoas que executam processos repetitivos, também pode cria oportunidades para direcionarmos os nossos esforços entanto profissionais e líderes para aquelas tarefas e funções que não sejam tão repetitivas e operacionais, em que seja essencial um contacto humano, como o caso da negociação e cobranças de dividas. É neste contexto que entra a inteligência do negócio.
Na área da análise de crédito e de cobranças não é diferente, todas as tarefas repetitivas que tenham um padrão de execução podem ser automatizadas, alias já o são, muitas vezes realizadas em call center, por pessoas são qualificação e qualquer motivação para a função. Remuneradas por tempo de chamadas, número de chamadas e percentagem de pagamentos recebidos.
Não! Fazer cobranças não é de todo e apenas uma chamada telefónica a pedir um valor pendente de pagamento. Fazer uma cobrança requer conhecimento do cliente, motivação da pessoa que faz a “cobrança”, querer um estudo prévio.
Assim como um jornalista para fazer o seu trabalho precisa de investigação e muito trabalho de back office, para que uma boa cobrança seja realizada e não se perca o cliente, inclusive muitas vezes o fidelize é necessário muito trabalho antes da cobrança, e parceria com o departamento comercial.
Hoje um profissional de crédito e cobranças pode e deve ser um facilitador na criação de novas parcerias, novos negócios e potencializar aos negócios já existentes. Trabalhando sempre em conjunto com o departamento comercial, pois ambos são indissociáveis um do outro e ambos têm como base uma boa negociação.
Este novo posicionamento do profissional de gestão de crédito e cobrança fará com o estreite o seu relacionamento com o departamento comercial.
Deveremos desmistificar “Desmistificar o paradigma de que a cobrança é um “filme de terror”.
Nos dias de hoje, para se ser um bom profissional em gestão de crédito e cobranças, não chega apenas ter o domínio avançado em Excel, mas sim muitas capacidades interpessoais e de negociação.

Maria José Martins
Com 46 anos e licenciada em Gestão de Marketing a vida sempre a direcionou para o departamento financeiro, em específico: controlo de tesouraria, concessão de crédito e negociação em cobranças. Consultora, formadora e apaixonada pela área de Gestão e Controlo de Créditos e Cobranças e a sua negociação. O seu principal objetivo é Consistência nos resultados, que levem a uma estabilidade financeira com base na relação com o cliente. "E o que é que faz mais uma empresa mexer senão dinheiro?"
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