17 de Janeiro, 2024

Nutrição Integrativa: A chave para uma Liderança Empreendedora e Produtiva

Leitura: 4 minutos

Neste mundo dinâmico onde a vida profissional e pessoal se entrelaçam mais do que nunca e onde as empresas já não conseguem dissociar o sucesso dos seus negócios do bem-estar dos seus colaboradores, a busca por um equilíbrio saudável torna-se essencial.

A Nutrição Integrativa vai além das abordagens convencionais, abraçando uma visão holística que considera não apenas o que comemos, mas como o nosso estilo de vida e decisões diárias afetam a nossa saúde. Priorizar a nossa saúde física, mental, emocional e espiritual, adquirindo ferramentas para escolhas mais conscientes, cria a base para uma vida mais saudável e equilibrada.

Esta transformação na mentalidade corporativa é cada vez mais notável e de um crescente reconhecimento, sendo que o investimento na saúde passa a ser uma estratégia vital para impulsionar a performance individual e coletiva.

Líderes eficazes entendem a importância de cuidar de si mesmos para liderar com sucesso. Uma nutrição equilibrada e integrada não melhora apenas a saúde física, como também contribui para a clareza e destreza mental e para a resiliência emocional. Líderes saudáveis são mais propensos a inspirar as suas equipas, criando um ambiente de trabalho positivo e produtivo.

No mundo empreendedor, onde as demandas são constantes, a Nutrição Integrativa desempenha um papel vital. Empreendedores visionários entendem que a sua saúde física e mental são um ativo valioso. A incorporação de hábitos saudáveis não só otimiza a performance cognitiva, como também contribui para a resistência física necessária nas jornadas empreendedoras.

Para validar estes factos, muitos tem sido os estudos que vêm revelar o que parece óbvio, a aposta na saúde individual tem benefícios coletivos e lucrativos.

De acordo com o estudo Return on Investment (ROI) do Bem-Estar, no qual foram ouvidos 2.078 gerentes, diretores e vice-presidentes de recursos humanos, além de líderes de C-Level em nove países: Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, Itália, México e Reino Unido, os cuidados com o bem-estar e saúde dos colaboradores oferecem não só um retorno direto sobre o investimento, como também aumentam o compromisso, a retenção e a produtividade dos colaboradores.

Outra pesquisa feita pela consultoria Robert Half revelou que 89% das empresas reconhecem que bons resultados estão ligados à felicidade dos colaboradores. Uma equipa feliz é 74% mais criativa e inovadora.

O relatório sobre o futuro do trabalho do Fórum Económico Mundial apresentou habilidades que o mercado irá precisar. Entre elas estão a concentração, foco, equilíbrio emocional, saúde física e capacidade de liderar com colaboração. Ainda com base neste relatório a estimativa é que a perda de produtividade e as despesas associadas a transtornos emocionais e psicológicos poderão chegar a 6 triliões de dólares até 2030, se o cenário se mantiver como está nos próximos anos. O que significa um impacto económico gigante para o setor empresarial e, consequentemente, uma perda considerável de mão de obra qualificada.

Podemos assumir assim, a importância e a urgência de atuar de forma ativa na saúde física, mental e emocional das empresas, sendo estas as pessoas que a constituem. Dinâmicas com base na Nutrição Integrativa e Holística são um catalisador para a produtividade sustentável. Por exemplo, ao fornecer ao corpo os nutrientes necessários, garantimos níveis consistentes de energia e motivação ao longo do dia.

De forma global, os resultados destas pesquisas sobre ambientes de trabalho saudáveis incluem:

  • 90% das empresas que medem os resultados dos seus programas de bem-estar observam um retorno positivo nos investimentos.
  • Empresas que avaliam o impacto dos seus programas de bem-estar constatam que eles são cruciais para a aquisição de talentos (78%), satisfação (88%) e retenção (79%).
  • 85% dos líderes de RH acreditam que os programas de bem-estar ajudam a reduzir os custos de atração e retenção de talentos e aumentam o compromisso das equipas.
  • 85% dos líderes de RH observam uma redução nas baixas médicas e afastamentos como resultado dos benefícios de bem-estar.
  • 78% dos líderes de RH relatam que os seus programas de bem-estar diminuem os custos com despesas de saúde.

Na prática, uma empresa que investe na promoção de hábitos saudáveis está a investir também na prevenção de doenças crónicas, como diabetes, hipertensão, depressão, ansiedade e obesidade, que maioritariamente estão associadas a hábitos e escolhas menos assertivas e pouco saudáveis.

Olhar para os empresários e colaboradores como um ser humano e tratá-los como tal urge, estando sustentado e confirmado que reside aqui a base do sucesso empresarial.

Tudo isso é notório para quem está dentro da empresa e para quem está fora dela, como clientes, fornecedores, investidores e stakeholders.

No futuro próximo, o destaque e as vendas serão inevitavelmente superiores nas empresas verdes, sustentáveis, mas também nas empresas (pessoas) felizes e saudáveis.

Num mundo acelerado, a busca pela excelência requer uma abordagem integrada. A Nutrição Integrativa serve como a base para liderar, empreender e ser produtivo de maneira sustentável. Ao adotar essa perspetiva holística, estamos a tomar decisões estratégicas, inteligentes e podemos alcançar para além do sucesso profissional, a vitalidade e o equilíbrio, priorizando e sobretudo agindo na promoção de saúde e bem-estar.

Iara Pimenta
Pratica o pensamento positivo, a gratidão e a ajuda ao próximo, pois acredita que são métodos eficazes para atingir o sucesso e a vida plena. Nutricionista há mais de 12 anos, com formação em Medicina Ortomolecular, Nutrição Funcional, Coaching entre outros, já impactou positivamente centenas de pessoas caminhando com as mesmas na obtenção de um melhor e consciente estado de saúde. "É no caminho individual que atingiremos no coletivo o expoente máximo de produtividade e performance."
Voltar ao Blog
arrow-left